Em setembro de 2018, a cidade de Bento Gonçalves sediou a primeira feira de vinhos da América do Sul: A Wine South America.

Vários grandes produtores conhecidos estavam presentes, como Casa Valduga, Vinícola Miolo, Casa Perini, entre outros.
Entretanto, os que mais me chamaram a atenção foram os pequenos produtores, alguns apresentando vinhos de excelente qualidade!
Uma dessas gratas surpresas foi, não um produtor específico, mas uma região: os Vales da Uva Goethe.
Localizada no sul do Estado de Santa Catarina, entre a Serra Catarinense e o mar, a região possui alta continentalidade (entre -4°C e 40°C), além de sofrer influências das correntes oceânicas frias das Maldivas. Durante o dia, corrente de ar quente sobem a serra, descendo à noite já resfriadas e chegando aos Vales da Uva Goethe.
As uvas Goethe foram desenvolvidas em 1851 por Edward Staniford Rogers, um horticulturista amador de Massachussets, EUA, e seu nome foi uma homenagem ao escritor alemão Johann Wolfang Von Goethe. Em 1893 as uvas foram trazidas ao Brasil pelo italiano Giuseppe Caruso Mac Donald.
Em 2005 foi criada a Associação dos Produtores da Uva e Vinho Goethe: A PROGOETHE, reunindo produtores com objetivo de aprimorar a qualidades dos vinhos.
E, em 2011, finalmente consegue a primeira Indicação de Procedência de Santa Catarina: a Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe (IPVUG).
A região produz vinhos brancos, frisantes e espumantes que apresentam sabor marcante e refrescante acompanhado de um delicioso aroma frutado e floral com notas de cítricos, minerais e mel.
Experimentei todos os vinhos que foram servidos na feira. Os que mais se destacaram foram:

Elaborado pelo método champenoise, passando por 12 meses em autólise. Cor rosa salmão claro, aroma de flores e frutas frescas vermelhas. Boa acidez e frescor

Produzido pela Vinícola Trevisol, espumante feito 100% de Uvas Goethe, é leve e possui um leve, com boa acidez e possui um leve dulçor, sendo ótimo para harmonizar com saladas de frutas, sorvetes de frutas.

O mosto é fermentado juntamente com as casca, apresentando aroma e paladar frutados e cor amarelo palha.
Em tempo: dos dias 18 a 20 de janeiro de 2019, no município de Urussanga, acontecerá a 11ª Vindima Goethe, uma grande festa, com as tradicionais colheitas nos parreiras, esmagamento com os pés, visitação e degustação nas vinícolas, entre outras atrações. Vale a pena!
Para mais informações sobre os vinhos e os Vales da Uva Goethe:
Contato: elianam.maccari@gmail.com
Facebook: @valesdauvagoethesc
Instagram: @valesdauvagoethe